O Pequeno Blog dos Anjos

O caminho dos Anjos que conduz à Serenidade

O Equinócio do outono e os seus significados

Publicado por dia

O Equinócio do outono tem um significado especial?

O Equinócio do outono corresponde a um acontecimento astral bem preciso, em que o Sol passa exatamente pelo Equador. Primeira consequência: as durações do dia e da noite são idênticas. Porém, existiria algum outro significado associado a esse acontecimento?

Uma data importante no calendário

O Equinócio acontece duas vezes ao longo do ano: na primavera (o Equinócio da primavera ou Equinócio vernal) e no outono (Equinócio do outono).

Este último ocorre geralmente no dia 22 ou 23 de setembro e assinala o início do outono no hemisfério Norte. Nesta data precisa, os raios do Sol incidem perpendicularmente no eixo de rotação da Terra. Consequentemente, esteja onde estiver no nosso planeta, o dia e a noite terão exatamente o mesmo número de horas.

O Significado profundo do Equinócio do outono

Além de assinalar um acontecimento astral único no ano, o equinócio do outono é principalmente o sinal de uma mudança importante: é o momento em que o ano muda do verão para o inverno.

É um acontecimento rico em símbolos e celebrado de forma muito alegre em muitos países do mundo.

Na tradição cristã, o Equinócio do outono tem a proteção do arcanjo Miguel que, de acordo com a crença, segura a balança e preside o julgamento da pesagem das almas.

Talvez seja por isso que o Equinócio do outono seja considerado um momento de balanço e retrospectiva.
É um momento onde nos separamos do grande Sol do verão para nos aproximarmos da penumbra do inverno. Este acontecimento convida-nos a meditar sobre as nossas ações passadas (a fazer o balanço da situação, mas não somente isso) e a tirar algumas conclusões das nossas experiências.

Muitas práticas espirituais ligadas ao Equinócio do outono existem por todo o mundo. Os adeptos da meditação, por exemplo, organizam sessões de meditação dedicadas unicamente a este acontecimento, a fim de se harmonizarem com a energia especial deste último. Essas práticas estão geralmente focadas em palavras de invocação e reflexão.

Trata-se então de um momento propício à meditação em todas as suas formas, à retrospectiva e que convida, de certa forma, à maturidade.

Enquanto a natureza nos oferece a colheita dos frutos do ano e a vegetação se prepara para o seu sono, nós talvez também possamos aproveitar para fazer uma introspeção.

Do ponto de vista energético, este é também um momento interessante e principalmente favorável, porque as energias yin e yang (energias feminina e masculina que se encontram em cada um de nós) estão em perfeito equilíbrio. Não é todos os dias que podemos nos beneficiar de um equilíbrio energético como este, então aproveitemos para fazer um balanço da nossa vida, das nossas prioridades e das nossas experiências, com toda a serenidade.