O Pequeno Blog dos Anjos

O caminho dos Anjos que conduz à Serenidade

Ioga, prática ancestral

Publicado por dia

Ioga, prática ancestral

Ouvimos falar da Ioga por todo o lado, mas afinal no que consiste exatamente essa prática? Para alguns, é um exercício físico. Para outros, uma forma de relaxamento. Na realidade, é muito mais que tudo isso.

O que é Ioga?

A prática da Ioga é originária do Sul da Índia, mas não existe um registro específico de quando ela foi criada. Uma coisa é certa, esta prática tem sido associada à sabedoria Hindu e compartilhada de geração em geração ao longo dos milênios. Hoje, ela é praticada por todo o mundo.  
 
Mas contrariamente ao que algumas pessoas ainda acreditam, a ioga não deveria ser vista apenas como mais um “esporte”, ou pior ainda, como uma forma de perder peso, porque a ioga não pode ser separada de uma prática espiritual.  
 
Sábios indianos criaram esta prática através de uma observação cuidadosa dos seres humanos e das suas necessidades. Se quisermos que um ser humano evolua, floresça e tenha paz de espírito, é preciso primeiramente assegurar a saúde do seu corpo. É preciso saber como funcionam os órgãos e também as outras partes do corpo e as suas necessidades devem ser satisfeitas:

  • descanso,
  • dieta equilibrada,
  • exercício físico.

Mas também é necessário conhecer as próprias emoções, sentimentos e saber como canalizá-los.
A prática da ioga começa então com a autoconsciência e com a observação do que acontece com:

  • as emoções,
  • os medos,
  • os pensamentos,
  • as preocupações,
  • as sensações físicas,
  • a dor, etc.

A ioga é, acima de tudo, um estado de autoconsciência em todos os níveis: físico e mental. O objetivo é atingir o equilíbrio entre o seu corpo e a sua mente, permitindo um crescimento espiritual.

Ioga, entre poses e espiritualidade

Ainda que esteja intimamente associada com a ideia de monges Tibetanos ou homens sábios Indianos, não devemos acreditar que se trata de uma prática puramente espiritual. Ela não aspira necessariamente ao “conhecimento supremo” e não força ninguém a se tornar um monge ou ascético. Qualquer pessoa pode praticar e se beneficiar da ioga.  
 
Pode ser muito bom, seja você quem for, independentemente da idade, gênero ou estilo de vida.
 
Começando por exercícios físicos simples que podem se tornar cada vez mais complexos – chamados de “poses” – a ioga vai primeiramente lhe ensinar a se conhecer melhor, a entender as suas necessidades físicas e mentais. Depois, com a prática, ela vai necessariamente levar você por várias etapas de crescimento espiritual cada vez mais elevado, mas caberá a você decidir até que ponto.

A Ioga utiliza uma abordagem corpo-mente

Através desta prática, você vai restabelecer o equilíbrio entre o seu corpo e a sua mente. Analisando etimologicamente, a palavra em Sânscrito Ioga significa “unir” ou “juntar”, algo que permite construir ligações e pontes.  
 
Chama-se então de abordagem corpo-mente ou “disciplina psicossomática”. O objetivo principal é permitir o crescimento físico e psicológico, apesar do estresse e do ritmo acelerado da vida moderna
A Ioga é uma ferramenta maravilhosa que harmoniza o seu corpo e mente. Não está reservada a nenhuma elite espiritual ou a pessoas com extraordinárias capacidades físicas. A sabedoria desta prática reside precisamente em ser acessível a qualquer pessoa, por ser possível adaptá-la para servir as suas próprias necessidades.