O Pequeno Blog dos Anjos

O caminho dos Anjos que conduz à Serenidade

O mistério dos Jardins Suspensos da Babilônia

Publicado por dia

O mistério dos Jardins Suspensos da Babilônia

Eles são uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. Porém, sabemos tão pouco sobre eles que até mesmo os estudiosos mais apaixonados se perguntam se esses Jardins teriam de fato existido ou se teriam sido fruto da imaginação demasiado fértil de alguns escritores e historiadores antigos…

O que sabemos sobre os Jardins Suspensos da Babilônia?

Os Jardins Suspensos da Babilônia, uma das sete maravilhas do mundo antigo, estavam muito provavelmente localizados na região que hoje corresponde ao sul do Iraque, mais concretamente no sul de Bagdá, no entanto, é impossível saber exatamente onde se localizavam.
 
No início do século XX, grandes escavações arqueológicas foram iniciadas para encontrar vestígios dos jardins suspensos.
 
De fato, ainda que este edifício tivesse sido mencionado por vários escritores antigos da Grécia e de Roma, como foi o caso de Estrabão, Fílon de Alexandria ou ainda Diodoro Sícul, a localização específica desta maravilha do mundo antigo permanece um mistério.

Seria esta maravilha do mundo antigo um legado de Nabucodonosor?

Textos antigos mencionam um jardim em que as árvores pareciam “suspensas no ar”. Um lugar onde a água desafiava as leis da gravidade e fluía para cima para manter a terra sempre úmida. Um verdadeiro paraíso no deserto, os Jardins da Babilônia foram supostamente construídos no reinado de Nabucodonosor (século VI a.C.), a mando do rei apaixonado por arquitetura.  
 
Nabucodonosor adorava edifícios grandiosos, por isso os seus arquitetos registravam com precisão cada passo da construção de qualquer templo, palácio ou outros monumentos construídos durante o seu reinado. Os planos dessas construções foram encontrados juntamente com as descrições específicas.  
 
Mas, estranhamente, nem uma única palavra foi encontrada sobre os Jardins Suspensos que datasse do que foi escrito no tempo de Nabucodonosor!  
 
Estrabão, Fílon de Alexandria e outros escritores mencionaram-nos alguns séculos mais tarde, mas com base em quê? Até hoje não sabemos nada de concreto.

Os Jardins Suspensos da Babilônia teriam mesmo existido?

Nada escrito nos textos da época e tampouco nada encontrado em terras da Babilônia!  
As escavações mais importantes do século XX infelizmente nunca deram quaisquer resultados conclusivos.  
 
Muitos edifícios da Babilônia foram descobertos, como grandes muros, vários palácios reais ou até mesmo a Torre de Babel, mas ainda não existe nenhuma pista sobre os Jardins Suspensos da Babilônia!  
 
Ano após ano, os cientistas interessados neste mistério sugeriram várias possíveis localizações, cada um com a sua própria teoria. Para alguns, eles estavam localizados perto do Palácio ao Sul da Babilônia, um edifício abobadado com paredes grossas que conseguiam suportar uma construção muito pesada.
 
Outros pensavam que eles estavam ao norte da “Torre Oeste”, construída por Nabucodonosor às margens do Rio Eufrates, o que poderia explicar como os jardins eram perfeitamente irrigados.  
 
Mas nenhuma dessas teorias chegou a ser comprovada com qualquer relíquia arqueológica. Elas são em sua maioria especulações. Por essa razão são muitos os investigadores que acham que esse lugar fascinante nunca chegou a existir.  
 
Talvez um dia saibamos a localização específica dos Jardins da Babilônia. Talvez nunca venhamos a saber o seu verdadeiro aspecto. Mas, até o presente momento, essa maravilha do mundo antigo parece fadada a guardar os seus segredos.