O Pequeno Blog dos Anjos

O caminho dos Anjos que conduz à Serenidade

Yoga, por que praticar?

Publicado por dia

Yoga

Apesar de ser praticada há muitos anos no Ocidente (e há milênios na Índia), os benefícios do Yoga geralmente não são conhecidos. Portanto, qual o interesse de praticar esta atividade que reúne forma física e espiritualidade?

Um pouco de história

Apesar de o Yoga ser uma prática conhecida há milênios, ele é relativamente novo no Ocidente. O yoga nasceu na Índia e é uma das seis escolas da filosofia ancestral indiana.

Em sânscrito, Yoga significa “união” e “jugo”, que faz referência ao objetivo do yoga de permitir a unificação do ser humano em todos os seus aspetos complexos: psíquicos, físicos e espirituais.

O yoga é portanto um caminho espiritual cujos primeiros sinais nas escrituras têm origem em um período que data entre os séculos II e V a.C.

Foi Patanjali, um erudito indiano considerado como um dos pais fundadores do yoga que criou as bases escritas desta arte. Foi ele também que codificou os “4 caminhos principais” do yoga que são:

  • O yoga bhakti – dedicado à devoção;
  •  O yoga karma – cujo objetivo é a ação justa;
  •  O yoga jnana – dedicado ao conhecimento;
  • O yoga hatha – a saúde e a concentração através da higiene e as posturas.

No nosso mundo ocidental, o que chamamos hoje de yoga significa na verdade apenas este último caminho: o yoga hatha, que é a disciplina mais popular, mas que é apenas uma parte da grande escola filosófica que é o yoga.

O yoga hatha, seus benefícios

Se o yoga hatha se espalhou com facilidade no Ocidente, é porque ele permite sentir os benefícios importantes rapidamente, com esforços relativamente limitados.

“Hatha” significa vigor e também “união dos opostos”, de um ponto de vista simbólico.

Trata-se de uma disciplina de harmonização e realização psíquica e física que visa desenvolver as capacidades corporais (como a flexibilidade e o vigor muscular), e também as capacidades psíquicas (a calma, a concentração e a serenidade).

Ele é realizado através do que chamamos de “posturas”, exercícios físicos feitos de uma maneira bem definida. Apesar de ser acessível a todos, estes exercícios exigem uma certa dedicação, no entanto. De fato, não se trata de uma forma de “ginástica suave”, mas de um caminho ao mesmo tempo físico e espiritual. Cada exercício deve ser feito “com consciência”, ou seja, com uma escuta total de si, do que acontece no interior do corpo e na mente.

A prática do Yoga é cada vez mais estudada, inclusive pelos cientistas. Portanto, há muitos estudos que comprovam que o yoga:

  • Permite um relaxamento muscular e mental quase imediato;
  • Melhora a saúde cardiovascular;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Alivia a asma e os problemas respiratórios em geral;
  •  Diminui o estresse e a ansiedade;
  •  Aumenta a flexibilidade muscular e das articulações;
  •  Melhora a memória e a capacidade de concentração etc.

O yoga é uma ferramenta formidável de harmonização do corpo e do espírito. Ele não está reservado nem para uma elite espiritual, nem para aqueles que tem uma capacidade física fora do comum. A sabedoria desta prática se encontra justamente no fato de ser acessível para todos, pois cada um pode se adaptar a ela de acordo com suas necessidades.